Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Psicopatologias Digitais

A saúde mental e a internet.
Estudos comprovam que a dependência digital produz ao cérebro efeitos semelhantes aos causados por algumas drogas entorpecentes. 

Sobre o curso

CURSO CARREIRA EM PSICOPATOLOGIAS DIGITAIS


A saúde mental e a internet.
Estamos na era da informação rápida, digital, instantânea. A conectividade online está presente em todos os momentos da vida, no trabalho remoto, nas redes sociais, nos relacionamentos pessoais e atendimentos empresariais. Até mesmo nos momentos de descanso o “online” está presente com o uso dos smartphones e serviços de streamings por exemplo. Estudos comprovam que a dependência digital produz ao cérebro efeitos semelhantes aos causados por algumas drogas entorpecentes. Consequentemente, com o crescimento da ciberdependência, do culto a padrões estéticos e do isolamento potencializado pela pandemia, cresceram também as psicopatologias e transtornos mentais relacionados ao excesso de informação e tempo gasto excessivamente nos ambientes digitais. É cada vez mais notório, que o uso desmedido da internet está contribuindo para o aumento de transtornos psiquiátricos, que estão sendo chamados de transtornos cibernéticos. O que fazer com tais transtornos?


Este programa foi pensado especialmente para você que precisa de um panorama sobre os principais problemas atrelados ao uso das tecnologias da informação, como depressão, baixa auto-estima, isolamento, relações tóxicas, fero f missing out, privação de sono, dependência do uso da internet, dentre outros. 


O curso tem duração de 6 meses, e contempla 24 encontros online e ao vivo. As aulas acontecem semanalmente às quartas feiras das 19h às 22h.


CERTIFICAÇÃO: 
O participante obterá um FVM - Carreira Foundation Certificate na área específica do programa concluído. 

PRÉ-REQUISITO:
Este programa tem como pré-requisito a comprovação, pelo participante, de conclusão de curso superior de graduação, com diploma devidamente registrado junto ao MEC ou mediante comprovante de conclusão de curso de graduação emitido por instituição de ensino superior.
 


 



 
FVM é Referência Nacional
Pioneira e Responsável pelo surgimento da Área Educacional Forense no Brasil, com reconhecimento das melhores instituições forenses internacionais.
Curso Carreira
Certificado FVM - Foundation Certificate
Aulas
Lives (Videoconferência)
Gravações das Aulas
Duração: 6 Meses
24 Encontros Online Ao Vivo (Videoconferência)
Dias e Horários
Quartas-feiras das 19h às 22h
Carga Horária
120 horas




 

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional

Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.

Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.

Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.





 

Trabalho e Carreira

O profissional certificado neste programa poderá ter um entendimento das psicopatologias voltadas ao âmbito digital, podendo atuar por exemplo no auxílio de profissionais da área da saúde, áreas jurídicas através das assistências técnicas, contribuir na sua atuação profissional como psicólogo, professores, pedagogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros. Pode ainda contribuir com pais que estejam buscando mais informações que possam ajudá-los no relacionamento e educação dos filhos, dentre outros.


Perfil Profissional:
Este programa é destinado para os profissionais de todas as áreas, que desejam adquirir novos conhecimentos e estar à frente do seu tempo, entendendo os problemas que o uso da internet pode causar à saúde mental. Psicólogos que desejam compreender melhor as psicopatologias para melhorar suas perspectiva terapêuticas e seus pareceres. Advogados que buscam especificar seus conhecimentos referentes a conceitos psicológicos atrelados à tecnologia, no sentido de melhor embasar seus argumentos em processos judiciais, pedagogos e professores, terapeutas ocupacionais, pais, entre outros profissionais.  





 

Conteúdo Programático

CARGA HORÁRIA TOTAL: 
120 horas incluindo aulas online e ao vivo e estudos dirigidos.
As gravações das aulas ficarão disponíveis por 7 dias, para revisão e/ou estudo dos alunos que não conseguirem participar ao vivo. 


O profissional certificado neste programa poderá ter entendimento das psicopatologias voltadas ao âmbito digital, podendo atuar por exemplo no auxílio de profissionais da área da saúde, áreas jurídicas através das assistências técnicas, contribuir na sua atuação profissional como psicólogo, professores, pedagogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros. Pode ainda contribuir com pais que estejam buscando mais informações que possam ajudá-los no relacionamento e educação dos filhos, dentre outros.


Todos os programas da modalidade Carreira contam com enfoque de aquisição de competências direcionadas à aplicação prática de conhecimentos com embasamento teórico.


Para isso, estão abrangidos nesta modalidade de programa:
- Contextualização da área frente ao universo profissional;
- Procedimentos e protocolos;
- Legislações, regulamentações e normas técnicas aplicáveis à área;
- Conceitos e terminologia técnica da área;
- Instrumentos e métodos aplicáveis à área;
- Técnicas profissionais aplicáveis à área.


Especificamente, o programa de Psicopatologias Digitais: a saúde mental e a internet, objetiva o aprendizado principalmente, nos seguintes tópicos: 
- Introdução a Psicologia Digital
- Elaboração de Documentos. Laudos e Pareceres Técnicos
- Relação entre o uso da Internet e Saúde Mental 
- Comparação social, autoimagem e autoestima em plataformas digitais
- Status nosológico de transtornos mentais relacionados ao mundo digital
- Uso problemático da Internet
- Transtorno específico de jogos de azar online
- Transtorno de jogos na Internet
- Cibercondria
- Crimes digitais e a saúde mental
- Ansiedade Digital
- Suicídio virtual
- Vício em cibersexo
- Cyberbullying/cyberstalking
- Vício em compras
- Vício em negociações online
- Vício em relacionamentos virtuais
- Sobrecarga de informações e navegação compulsiva na web
Dentre outros


BENEFÍCIOS:
- Acesso à plataforma digital da FVM; 
- Acesso às gravações das aulas ao vivo;
- Acesso à curadoria de referências científicas e técnicas; 
- Download de materiais de aula; 
- Pontuação Forense Experience; 
- Certificado de Career na área específica FVM - Carreira Foundation Certificate concluído. 

*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela paga será devolvido integralmente.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Professores

Isabela Xavier Gonçalves

Advogada atuante em projetos de governança coorporativa, gestão de riscos, Compliance Digital e é policymaker (elaboradora de políticas privadas) em privacidade e proteção de dados. Mestranda em Direito Europeu e Internacional em Bruxelas, Bélgica - na Universidade Brussels School of Governance/Vrije Universiteit Brussels. Pós-graduada em Direito Digital e Proteção de dados (LGPD e GDPR). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil. Graduada, também, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É pesquisadora assistente no Observatório Internacional sobre pessoas vulneráveis em proteção de dados- VULNERA extensão do Brussels Privacy Hub em Bruxelas/Bélgicae é membro do grupo de pesquisa do CNPq: "Observatório da LGPD" e "Observatório do Marco Civil da Internet" da FDRP/USP, e "Mercosul, Direito do Consumidor e Globalização" da UFRGS. Foi pesquisadora do Grupo de Combate de Desinformação do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, com a elaboração dos Policy Papers da série Desinformação vs Liberdade de Expressão: a moderação de conteúdo pelas mídias sociais trabalho realizado pelo Instituto de Cidadania Digital do Governo Federal. Experiência anterior como advogada em direito empresarial e no setor sucroalcooleiro de usinas de Ribeirão Preto - SP. Atuou por 2 anos na China, Yingkou, como coordenadora e professora de Inglês em uma escola e negociadora de commodities entre Brasil e China.

Jamil Darub Trelles

Márcia Aparecida Lopes da Silva

Formada em Letras e Direito Fui papiloscopista policial no Estado de São Paulo por 22 anos MBA em Grafoscopia pelo IPOG-SP Pós Graduada em Perícias Criminais e Ciências Forenses pelo IPOG-SP e Pós Graduanda em Documentoscopia Forense pela BluEaD Uninorte Desde 2018 atuo como perita judicial no TJ/SP e como assistente técnica em diversas comarcas e estados.

Monique Brandão de Freitas

FORMAÇÃO: Universitário: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1986. Pós-graduação_ Especialização em dependência Química e outras dependências. Escola Paulista de Medicina, SP. - Especialização em cardiologia Curso Ministrado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo- SOCESP Período: 07 a 12/1995 - Formação em Psicologia Hospitalar - Período: 03 a 11/1985 Carga horária: 360 horas - Formação Psicanalítica de Grupo (SPAG), reconhecida pela Federação Americana de Grupo. Período: 1990 a 1992 -Vinte e seis anos de experiencia trabalhando na área de saúde mental. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: _ 2003 - Membro da equipe Clínica Greenwood, (São Paulo, Atendimento especializado em recuperação de dependentes químicos- voluntários e involuntários) Funções: 2003 a 2007: Plantonista, Gerente de grupo 2007 a 2011: Gerente clínica 2012/2014 Membro da equipe de ampliação dos programas ambulatoriais da clínica Greenwood, SP. 2013- Membro da implantação e diretoria clínica SER de Campinas, Atendimento ambulatorial ao dependente Químico e outras dependências. 1997/2000 - Psicóloga Integrante da Equipe Multiprofissional da Comunidade Terapêutica Marrion (Assistência ao Programa de Recuperação em Dependência química) 1995/1997 - Coordenadora do Programa de Prevenção de AIDS e DST/ do grupo Conviver da Prefeitura Municipal de Campinas SP, vinculado ao projeto do Ministério da Saúde. 1995/1987- Coordenadora do Programa de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Jaguariúna-SP 1995-1997- Implantação do Serviço de psicologia Hospitalar da equipe de psicologia hospitalar do hospital Samaritano de Campinas SP- Supervisora da equipe. 1986/1995 - Trabalho junto à Equipe Multiprofissional no serviço e Assistência Psiquiátrica em Hospital Geral (Clinica Alternativa), junto ao Hospital Santa Edwirgens. Consultório particular: desde 1986 OUTRAS QUALIFICAÇÕES: 2009: Curso de Artes Plásticas –Escola Panamericana-SP ANALISE PESSOAL: Individual e de grupo. ATIVIDADES LIGADAS AO ENSINO: _1995/1997 -Responsável pela Coordenação e Supervisão de estágios do Curso de Formação de Psicologia Hospitalar da " Clínica Caminho " . _Supervisora Técnica da Equipe do serviço de implantação de psicologia Hospitalar da Beneficência Portuguesa de Campinas SP. _Supervisora Técnica da Equipe de implantação de psicologia hospitalar do Hospital Samaritano de Campinas SP. _Implantação do Manual Informativo e trabalho junto a familiares e pacientes da UTI, do Hospital Samaritano de Campinas SP – - 2014- Participação junto a equipe de professores do Sociedade psicanalítica de grupo de Campinas SP. TRABALHO DE PESQUISA/ APRESENTAÇÕES: 1990/1991 - Pesquisa ligada ao Centro de Referência da Secretaria do Estado de São Paulo (Centro de Referência de AIDS/DST) realizada na cidade de Jaguariúna SP, pelo Centro de Saúde da Prefeitura Municipal. (Enviado ABSTRACT para VII Conferência sobre AIDS - Itália e Conferência sobre AIDS nas Filipinas). 1993 - Pesquisa ligada ao Centro de Referência de AIDS - Corsini, juntamente com Dra. Silvia Belucci, realizado em Campinas SP. Tema: Trabalho Preventivo de AIDS/DST, para população de risco, prostituta e travestis. 1994/1996 – Pesquisa ligada ao centro de Referência, Corsini. Tema: INTERVIR PREVENTIVAMENTE (AIDS/DST) em grupos de homossexuais. Pesquisa realizada junto ao SPAG (SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE GRUPO DE CAMPINAS), Orientador - Dr. Antônio Terzis ( Prof. e Orientador de pós-graduação da PUCCAMP PARTICIPAÇÃO EM SIMPÓSIO COMO EXPOSITORA: 1986 - III Encontro de Psicologia da Região de Campinas SP. Tema: Implantação do serviço de psicologia hospitalar em hospital geral. Semana de Estudos da PUCCAMP. Tema: O trabalho do psicólogo em assistência psiquiátrica ligada ao hospital geral. 1987 - Iº Encontro de Saúde Mental ligado à equipe multiprofissional. Participação: membro da mesa-redonda. Tema: O trabalho do psicólogo dentro de uma equipe multiprofissional ligada ao hospital psiquiátrico. Local: Hospital Américo Bairral - Itapira SP. Mesa-redonda: Tratamento do paciente psiquiátrico internado. 1992 - Iº Encontro de Saúde Mental de Jaguariúna SP. Participação como organizadora. Mesa-redonda: Desospitalização e Novas Propostas. 04/11: Palestras Universidades São Francisco, Itatiba SP. Tema: Relato de experiências desenvolvidas na área psiquiátrica. 1993 - Palestra - Universidade São Francisco, Itatiba SP. Tema: Reabilitação psicossocial – Palestra destinada a alunos e professores do curso de Especialização em psicologia Institucionais do Instituto de Psicologia da PUCCAMP/SP. Tema: Funcionamento do Serviço de Psicologia do Hospital Dia da Clínica Caminho - Centro de Reabilitação Psicossocial. 1995 - Palestrante do 2º Simpósio “Eros e Psiquê” Mito na Relação Amorosa, pela Escola Contemporânea em conjunto com N.E.P - Núcleo de estudos psicológicos da UNICAMP, Dep. de Psiquiatria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e Caminho. Tema: Novas formas de relacionamento amoroso, os Caminhos da Sensibilidade. Período: 17 e 18/05. 2000 - IIIº Simpósio, Mito e Psicanálise da Relação Amorosa, " De Eros e Psiquê aos Relacionamentos Virtuais ". Participação na mesa-redonda. As crises do casal contemporâneo e suas possíveis soluções. Tema: Relacionamento Coodependente X Relacionamento Interdependente. 18 e 19/2000. 1994- Autora do Trabalho apresentado no XVI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo ( SOCESP ). Tema: A família como uma organização veicular inter-subjetiva com pacientes cardíacos em UTI. Local: UNICAMP, Campinas SP - 17/06 2013- Entrevistas jornais e TV, sobre o tema compulsão por compras SP e Rio. 2014- Autora do livro em andamento sobre oniomania (dependentes por compras) SUPERVISÕES: . Professores da Equipe do SPAG Sociedade Psicanalítica de Grupo de Campinas SP . Professores da equipe do Familiae/SP . Supervisões da Equipe de Formação de Psicologia Hospitalar da Equipe de São Paulo, Dr. Ricardo Sebastiani Werner . 1999 - Participação do FOT no Familiae/SP. Trabalho de Origem da Família do Terapeuta. .2003 a 2014 Supervisão clínica juntamente com equipe da clínica Greenwood-SP Supervisor: Dr. Pablo Miguel Roig-SP

Priscila Alcântara da Costa

Psicóloga Clínica e Forense.  Atuação em pesquisa, análise do discurso e detecção da mentira intervenção na investigação e perfilamento do comportamento no setor eclesiástico/religioso e com pessoas portadoras de Transtorno de Personalidade Psicopata e Orientadora em Medidas de Proteção e Prevenção. Especialista e orientadora em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Especialista em Prevenção do Uso de Drogas pelo SENAD da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC .Especialista em Psicopatologia e Psicofarmacologia .Pós-graduanda especialista em Criminal Profiling – IPEBJ . Mestranda em Ciências Médicas . Pesquisadora na área de Transtornos de Personalidade e Comportamento Desviante .Orientadora e Produtora de material técnico em análise de fatores de riscos e fatores de proteção em saúde mental e dependência química.  Orientadora de líderes, voluntários, profissionais e gestores de comunidades terapêuticas pelo SENAD da Universidade do Estado de São Paulo – UNESP .Coordenadora Geral do programa de tratamento e prevenção em Dependência Química da Fraternidade Missionária O Caminho.  Graduanda em Filosofia e Teologia.

Wagner Andrade de Lucena

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Atualmente é agente de policia judiciária - Secretaria de Estado da Segurança Pública (SE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Forense Computacional e Crimes Cibernéticos. Atualmente coordena o núcleo de TI do Laboratório de Combate a Lavagem de Dinheiro de Sergipe.

CARREGAR MAIS
 

Fotos

VII SIMPOCRIME
VII SIMPOCRIME
XII Simpósio Forense
XII Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME